Porque é necessário registrar seu "domínio" na Internet. Com mais de 18.500 domínios registrados por dia no mundo e mais de 12.000 por mês no Brasil, é preciso garantir a sua marca na web! Quem pensa que só porque sua marca está registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial - Órgão Governamental Brasileiro, responsável pelos registros de Marcas e Patentes) tem direito ao domínio do mesmo nome na Internet está completamente enganado. A FAPESP - Órgão Governamental, responsável pelos registros de Domínios no Brasil e o Comitê Gestor da Internet no Brasil são taxativos: "Mesmo havendo registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) não é garantido ao dono da marca o direito de uso de um nome de domínio correspondente. Esse assunto vem sendo discutido em todo o mundo e a tendência é que marca e domínio sejam tratados independentemente". No INPI, por exemplo, os nomes são registrados de acordo com as atividades de cada empresa. Portanto, a marca "XYZ" pode ser registrada como "XYZ" na categoria de ALIMENTOS" ou "XYZ" na categoria de EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS", ou outros, conforme suas classes de atividades. No caso do domínio, no entanto, só poderia haver 1(um) "www.XYZ.com.br". Por isso, há a tendência dos assuntos serem tratados independentemente. Você já deve ter percebido que só há duas alternativas a fazer, se descobrir que um nome igual ao da sua empresa já está registrado: tentar comprar os direitos de uso do detentor do nome ou levar o assunto para ser tratado na justiça comum, o que, com certeza vai acarretar despesas bem maiores do que o registro de sua marca, nome ou produto na Internet. Portanto, registrar logo o nome de domínio da sua marca, nome ou produto é a solução mais sensata... e econômica.